Os pais contam que foi no retorno à escola, após a pandemia da covid-19, que os professores perceberem a capacidade intelectual de Theo, informando que ele tinha um desempenho muito acima das demais crianças.
Theo Costa Ribeiro é um garoto paulistano, tem 5 anos de idade e é filho de Ygor e Jessica Ribeiro que descrevem o filho como “inteligente, sorridente e simpático, comunicativo e alegre” além de ser apaixonado por dinossauros, por ler livros e correr. Recentemente, Theo foi submetido a 6 dias de testes de QI — dos mais completos que existem — e configurou 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil, passando a ser o brasileiro mais novo a entrar para Mensa Internacional, sociedade de pessoas de alto QI mais famosa do mundo.
Os pais contam que foi no retorno à escola, após a pandemia da covid-19, que os professores perceberem a capacidade intelectual de Theo, informando que ele tinha um desempenho muito acima das demais crianças. Eles entraram em contato com o Mensa e, após 6 meses de espera, a criança foi submetida os testes que revelaram seu alto QI e o qualificaram para compor o clube.
Embora existisse a possibilidade de adiantar duas séries, os pais de Theo optaram por adiantar apenas uma, “pois o emocional é importante também”, disse o pai do garoto, e agora o menino já estuda o segundo ano devido ao seu desenvolvimento cognitivo. O mini gênio segue estudando e fazendo amigos como uma criança normal.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que também é membro da Mensa International, da Intertel e da Triple Nine Society — esta última a mais restrita sociedade de alto QI do mundo —, acredita que o menino um dia pode fazer parte desta instituição. “Eu acredito que com o trabalho que estamos fazendo com o menino, ele possa, quando tiver mais idade, alcançar esta pontuação. Não estou dizendo que QI se aumenta, mas ele tem sim uma variável que se pode alcançar.” disse o doutor, que tem de 155 a 188 pontos de QI e faz parte de 4 sociedades dessa natureza.
O portal Mundo Curioso listou as pontuações de QI e os diferentes níveis de inteligência. Gênio: acima de 144 pontos; Superdotado: de 130 a 144 pontos; Acima da média: de 115 a 129 pontos; Média alta: de 100 a 114 pontos; Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.
E você em qual pontuação se encaixa?