É considerada uma estratégia política do prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que almeja retornar ao MDB para concorrer à reeleição em 2024, além de ser uma forma de agradar o vice-governador Daniel Vilela
A vereadora Valéria Pettersen (MDB), pediu afastamento na Câmara devido à sua nomeação como Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), em Aparecida. O pedido de licença por tempo indeterminado foi assinado pelo presidente da Casa, André Fortaleza (MDB), na sexta-feira, 2.
Como o primeiro suplente, Arnaldo Leite, já está ocupando o cargo devido à licença de Aldivo Araújo, Ataídes Neguinho, o segundo suplente do MDB, assumirá a vaga.
A indicação de Pettersen como Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade é considerada uma estratégia política do prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que almeja retornar ao MDB para concorrer à reeleição em 2024, além de ser uma forma de agradar o vice-governador Daniel Vilela, a quem recentemente pediu apoio na corrida pela reeleição.
O antigo titular da pasta, Cláudio Everson, é Guarda Civil em Goiânia e conta com a proximidade do deputado federal Professor Alcides (PL). Há previsão de que ele seja realocado para a direção de outra pasta, como a Defesa do Consumidor ou a Segurança Pública.
A vereadora já tem histórico no Executivo, sendo sua última função, a de secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia, em abril de 2021, quando foi indicada pelo deputado federal João Campos (Republicanos).
Em Aparecida, esteve à frente da pasta da Educação, na gestão do então prefeito Gustavo Mendanha (MDB), entre 2016 a 2020.