23.8 C
Goiânia
spot_img

Com problema “ideológico” do Agro com Lula, venda de máquinas agrícolas desabam

As máquinas agrícolas tiveram uma redução de 13,4%, enquanto as máquinas de construção obtiveram uma queda de 14,4%

Foto: Reprodução

Por várias vezes durante a terceira gestão de Lula, pôde-se comprovar atritos com o Agro. Em uma entrevista concedida a rádios de Goiás, Lula disse: “Tenho noção do que nós fizemos, o problema deles conosco é ideológico, não é problema de dinheiro a mais no Plano Safra. Não quero saber se produtor rural gosta de mim ou não. O que está em jogo é recuperar a capacidade produtiva desse país sem desmatamento e sem queimada na Amazônia”. Em resposta, a bancada ruralista pediu respeito.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), informou que as vendas de máquinas agrícolas continuam em baixa no primeiro semestre deste ano.

De acordo com Diário do Poder, as vendas dos maquinários agrícolas caíram 3,6% de abril para maio, totalizando 4,75 mil unidades. Já as máquinas de construção tiveram um crescimento de 33,8% na mesma comparação, chegando a 2,99 mil unidades.

Comparando com maio de 2022, ambos os setores mostram retração. As máquinas agrícolas tiveram uma redução de 13,4%, enquanto as máquinas de construção obtiveram uma queda de 14,4%.

Os números são baseados em levantamentos realizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) e pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A FENABRAVE representa as concessionárias e divulga mensalmente as vendas de máquinas agrícolas. Já a ABIMAQ é uma entidade da indústria de bens de capital que acompanha os resultados das máquinas de construção.

No acumulado do ano, as vendas de máquinas agrícolas caíram 7,2%, totalizando 23,8 mil unidades de janeiro a maio. As entregas de máquinas de construção recuaram 15,7% no mesmo período, para 12,4 mil unidades.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img