De acordo com o projeto, estudantes e docentes no Campus do Médio Araguaia da UFMT serão automaticamente integrados à nova instituição, junto com toda a infraestrutura e os bens materiais do campus atual
Nesta terça-feira, 21, a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou o projeto de lei do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que transforma o Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Universidade Federal do Araguaia. A proposta segue agora para análise na Câmara dos Deputados. O senador Wilder Morais (PL-GO), relator do projeto, destacou a relevância desta iniciativa para o desenvolvimento educacional e econômico das regiões de Mato Grosso e Goiás, já que a nova universidade atenderá ambos os estados.
De acordo com o projeto, estudantes e docentes no Campus do Médio Araguaia da UFMT serão automaticamente integrados à nova instituição, junto com toda a infraestrutura e os bens materiais do campus atual. Caso seja necessário expandir o quadro de funcionários, novos concursos públicos serão realizados.
O financiamento da Universidade Federal do Araguaia será assegurado pelo Orçamento da União, complementado por auxílios e subvenções de entidades públicas e privadas, operações de crédito, juros bancários, remuneração por serviços de consultoria técnica e taxas cobradas por serviços educacionais prestados.
Para o senador Wilder Morais, a criação da Universidade Federal do Araguaia está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que visam ampliar a oferta de vagas no ensino superior por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior.
O relator destaca que a promoção da expansão qualificada das universidades públicas é uma demanda urgente, trazendo benefícios significativos não apenas para os estudantes, mas também para as regiões onde essas instituições são implantadas. Entre esses benefícios, incluem-se a formação de mão de obra especializada, o aumento da produtividade, o desenvolvimento de tecnologias e o uso sustentável dos recursos naturais.
Wilder Morais também ressalta que a criação da Universidade Federal do Araguaia beneficiará não apenas o estado de Mato Grosso, mas também os estados de Goiás e Tocantins. O parlamentar parabenizou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) pelo excelente projeto.