Vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco respondeu à consulta feita pelo deputado federal Delegado Waldir (UB), que quer disputar o cargo de senador.
O deputado federal e pré-candidato ao Senado por Goiás, Delegado Waldir (UB) obteve parecer favorável sobre a consulta que fez sobre a possibilidade de lançar candidatura isolada. A resposta veio do vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco. O pedido de Waldir já obteve resposta favorável também da análise técnica do Tribunal Superior Eleitoral. Resta, agora, a apreciação da Corte do TSE, que não tem prazo para acontecer.
No parecer dado pela procuradoria nesta terça-feira (10), Gonet afirma que não é possível que partidos coligados para o governo formem uma aliança distinta para senador. Porém, diz que é possível a existência de candidaturas isoladas ao Senado, por partidos que estejam aliados na disputa para o governo. “Na hipótese de a coligação majoritária ter sido formada apenas visando ao cargo de governador, é possível aos partidos coligados disputarem, isoladamente, o pleito para o Senado”, escreve.