Lula criticou participação de Milei no CPAC “perdeu tempo fazendo uma coisa de extrema-direita tão desagradável”
Na segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou pesar pela ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, na Cúpula do Mercosul em Assunção, Paraguai. O bloco, originalmente formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, realizou sua reunião semestral e oficializou a entrada da Bolívia como membro pleno.
Lula criticou a ausência de Milei, afirmando: “Quem perde não comparecendo não são os que vieram, é quem não veio. Quem não veio desaprende um pouco, quem não veio, não sabe o que está acontecendo. Sempre que tem uma reunião com outro chefe de Estado, eu faço questão de participar, porque eu sempre tô aprendendo alguma coisa, sempre converso com gente [que] está mais preparado do que eu”.
Lula destacou a importância da Argentina para o Mercosul: “É uma bobagem imensa o presidente de um país importante como a Argentina não participar de uma reunião com o Mercosul, é triste para a Argentina. Agora, uma coisa é verdade: estamos trabalhando o fortalecimento do Mercosul com a Argentina, porque acreditamos na importância da Argentina. A Argentina é um país extremamente importante para o sucesso do Mercosul”.
Essas declarações foram feitas antes de Lula deixar Assunção rumo à Bolívia, onde se reunirá com o presidente Luís Arce e participará de um evento com empresários dos dois países. Durante seu discurso na sessão principal da cúpula, Lula criticou o “nacionalismo arcaico e isolacionista”.
Javier Milei, ausente na reunião do Mercosul, participou no fim de semana de uma conferência com políticos conservadores, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Sobre o evento, Lula comentou: “Sinceramente, é o tipo de reunião que não me interessa. Eu acho que, no final das contas, o presidente da República [Milei] perdeu tempo fazendo uma coisa de extrema-direita tão desagradável, tão antissocial, tão antipovo sociável, tão antidemocrático. Eu não sei, não sei, o que as pessoas ganham participando disso”.