A resolução também pede que a autoridade policial conduza uma série de diligências, incluindo a oitiva dos supostos autores envolvidos no caso
A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar um suposto esquema de desinformação por que teria como objetivo interferir nas eleições municipais em Aparecida de Goiânia, após uma solicitação do Ministério Público Eleitoral (MPE). O esquema, que envolve disparos em massa de mensagens “fake news”, mira o candidato a prefeito pelo PL, Professor Alcides, que atualmente exerce o mandato de deputado federal.
De acordo com o documento apresentado pelo MPE, o inquérito foi solicitado para investigar possíveis crimes eleitorais que poderiam estar sendo cometidos. “O Ministério Público Eleitoral requer que seja encaminhada à autoridade policial cópia dos autos, inclusive das mídias anexadas à petição, a fim de que seja instaurado Inquérito Policial para apuração da eventual prática dos crimes eleitorais previstos nos artigos. 323, 324, 325 e 326 do Código Eleitoral”, destaca o texto do documento assinado pela promotora Meire Cristini Albanesi.
A resolução também pede que a autoridade policial conduza uma série de diligências, incluindo a oitiva dos supostos autores envolvidos no caso. A investigação visa esclarecer se houve realmente a prática de crimes, conforme previsto nos artigos mencionados do Código Eleitoral, e se o esquema de desinformação representou uma tentativa deliberada de influenciar o resultado eleitoral.