20.8 C
Goiânia
spot_img

Votação do PL da Anistia é adiada após impasse na CCJ

O parlamentar destacou que a estratégia do governo tem sido a obstrução para atrasar a votação, ciente de que, em um confronto direto, não teria os votos para vencer

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 11, o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) afirmou que o governo Lula reconhece a falta de apoio suficiente para barrar o Projeto de Lei (PL) da Anistia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Segundo Valadares, a oposição já conta com os votos necessários para aprovar o projeto na comissão. “A oposição tem os votos para aprovar o PL da Anistia já na CCJ”, garantiu o deputado.

O parlamentar destacou que a estratégia do governo tem sido a obstrução para atrasar a votação, ciente de que, em um confronto direto, não teria os votos para vencer. “Se o governo tivesse os votos, não partiria para a obstrução. Eles tentariam vencer no voto. Como sabem que vão perder, estão tentando adiar o inevitável”, observou Valadares.

A presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC), anunciou o adiamento da votação do PL, que trata da anistia aos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Segundo De Toni, a decisão de adiar a votação foi tomada após a oposição avaliar que o tema deve ser discutido de forma mais aprofundada após as eleições municipais. “O uso da anistia politicamente está prejudicando o andamento da Comissão, e a maioria dos deputados de direita decidiu que é mais prudente deixar a votação para outubro”, explicou.

De Toni ainda afirmou que o adiamento permitirá mais tempo para que os deputados se organizem em torno do projeto, que será votado no Plenário. “É uma decisão política estratégica. Vamos pausar agora e retomar com mais força em outubro”, completou.

Nas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) lamentou o uso político do tema e acusou a Presidência da Câmara de transformar a anistia dos presos do 8 de janeiro em uma moeda de troca. “Infelizmente, mais uma vez, vemos a anistia sendo usada como barganha política. Isso é lamentável”, declarou.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img