A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou com 27 votos favoráveis, na última quarta-feira, 18, o projeto de lei que prevê a criação de 621 novos cargos para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). O projeto reestrutura a carreira de oficiais e praças da corporação, criando possibilidade de promoção para aqueles que se enquadram nas regras do Estatuto dos Bombeiros Militares.
Além dos novos cargos, o texto altera a forma como são feitas as promoções. Para ser promovido pelo critério de antiguidade ou merecimento, o projeto define que o oficial bombeiro militar esteja incluso, no caso de major, tenente-coronel e coronel, entre os 35% mais antigos do quantitativo total de oficiais dos postos de capitão, major e tenente-coronel.
Segundo Bruno Peixoto (UB), líder do governo, 69% das vagas serão criadas para os praças, que são os oficiais dos bombeiros que já estão na corporação e serão promovidos em julho. “Gostaríamos de ter mais vagas, mas não é possível no momento, por isso precisamos aprovar essa matéria o mais rápido possível, para garantir a promoção”, afirmou o Bruno.
O texto agora será analisado em segunda discussão e votação no plenário da Casa. Caso seja aprovado, o texto será encaminhado para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
Por Crície Sampaio/Redação Papo Aberto