O presidente condenou as ações militares de Israel no Líbano contra o Hezbollah
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar duramente o governo de Israel em declarações feitas nesta terça-feira, 1°, durante uma entrevista no México. Lula classificou como “inexplicável” a incapacidade do Conselho de Segurança da ONU em promover o diálogo no Oriente Médio e acusou Israel de adotar uma postura violenta.
“O que eu lamento é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política para fazer com que Israel sente numa mesa de negociação ao invés de só saber matar”, afirmou o presidente.
As declarações ocorrem em meio ao agravamento do conflito na região. Na segunda-feira, 30, Lula condenou as ações militares de Israel no Líbano contra o Hezbollah, alegando que o país estaria “matando pessoas inocentes”. Ele também voltou a se posicionar contra os ataques na Faixa de Gaza, destacando o elevado número de vítimas civis.
“É por isso que sou contra e condeno o que Israel está fazendo no Líbano agora, atacando e matando pessoas inocentes. É por isso que sou contra a chacina na Faixa de Gaza, onde já morreram mais de 41 mil mulheres e crianças”, declarou o petista.