21.8 C
Goiânia
spot_img

EUA reconhecem Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Essa postura difere da adotada em 2019, quando o governo Trump declarou o opositor Juan Guaidó como “presidente legítimo”

Foto: reprodução

Os Estados Unidos reconheceram publicamente nesta terça-feira, 19, pela primeira vez, Edmundo González Urrutia, líder da maior plataforma de oposição ao governo de Nicolás Maduro, como presidente eleito da Venezuela nas eleições realizadas em 28 de julho.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou nas redes sociais:

– O povo venezuelano se manifestou com veemência em 28 de julho e nomeou Edmundo González como presidente eleito. A democracia exige respeito pela vontade dos eleitores.

Embora o governo de Joe Biden tenha reconhecido a vitória de González Urrutia em 1º de agosto, até então evitava classificá-lo oficialmente como “presidente eleito”.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou Nicolás Maduro como reeleito, mas não divulgou atas detalhadas dos resultados. A Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal coalizão opositora, apresentou dados indicando a vitória de González, que está exilado na Espanha desde setembro e denuncia perseguições do regime de Maduro.

Um funcionário de alto escalão do governo americano esclareceu que o uso do termo “presidente eleito” reflete a posição dos EUA de considerar González o vencedor, mas não equivale ao reconhecimento oficial de sua presidência. Essa postura difere da adotada em 2019, quando o governo Trump declarou o opositor Juan Guaidó como “presidente legítimo”.

Segundo o Departamento de Estado, é evidente para os EUA, outros países e observadores internacionais que González obteve o maior número de votos, reforçando o desejo do povo venezuelano por mudanças democráticas.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img