A Bancada do Agro considera que a concessão da medalha “fere gravemente a integridade da honraria e o princípio constitucional do direito à propriedade”
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiu uma nota de repúdio contra a decisão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul de conceder a medalha do Mérito Farroupilha ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile.
A honraria, a mais prestigiosa do Poder Legislativo gaúcho, foi proposta pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), gerando intensos debates entre os parlamentares.
A Bancada do Agro considera que a concessão da medalha “fere gravemente a integridade da honraria e o princípio constitucional do direito à propriedade”, classificando a decisão como uma afronta ao povo gaúcho.
O grupo faz referência às invasões de terra realizadas pelo MST na semana passada, no município de Pedras Altas, e afirma que “homenagear alguém que motiva a desordem, promove a violência e ameaça a segurança de milhares de famílias” não condiz com os valores defendidos pela população do estado.
A nota de repúdio foi assinada pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, e pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), diretor de Política Agrícola da Frente.