28.8 C
Goiânia
spot_img

Deputado pede explicações sobre Lula em não delegar presidência durante internação

O deputado também pediu esclarecimentos sobre o motivo pelo qual o presidente não tirou licença para cuidar da saúde

Foto: reprodução

Nesta quinta-feira, 12, o deputado federal Evair de Mello (PP-ES) protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados solicitando que o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, explique por que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por não transferir o exercício da presidência ao vice, Geraldo Alckmin (PSB), durante sua internação hospitalar.

No documento, Evair questiona os fundamentos jurídicos e administrativos que embasaram a decisão de Lula, que permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde terça-feira, 10, para tratar uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada em 19 de outubro. O deputado também pediu esclarecimentos sobre o motivo pelo qual o presidente não tirou licença para cuidar da saúde.

De acordo com o parlamentar, “o Poder Legislativo tem a competência de fiscalizar, e é necessário esclarecer oficialmente a decisão de não transmitir o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin durante o período de internação hospitalar e recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Durante o período em que Lula permanece internado e em recuperação, Geraldo Alckmin foi designado apenas para representá-lo em compromissos específicos, como a recepção ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. Apesar de já ter passado por duas cirurgias na cabeça, o presidente manteve-se no comando do cargo, decisão que tem gerado debates e questionamentos entre parlamentares e analistas políticos.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img