22.8 C
Goiânia
spot_img

Lewandowski critica abordagem da PRF e defende regulamentação do uso da força policial

Ele mencionou que o decreto é uma medida importante para padronizar as ações policiais em todo o país

Foto: reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, condenou o comportamento de policiais que, segundo ele, não podem combater a criminalidade cometendo crimes. Em declarações feitas nesta quarta-feira, 25, Lewandowski ressaltou a importância de as polícias, especialmente as federais, servirem de exemplo para as demais forças de segurança. “A polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”, afirmou.

O ministro também se referiu ao caso da jovem Juliana Leite Rangel, baleada durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro, na véspera de Natal. Segundo Lewandowski, o incidente é “lamentável” e reforça a necessidade de uma normativa federal que regulamente o uso da força pelos policiais. Ele mencionou que o decreto governamental sobre o tema, que limita o uso de armas de fogo a situações de último caso, é uma medida importante para padronizar as ações policiais em todo o país. “O incidente demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, destacou o ministro.

Juliana Leite Rangel foi baleada na cabeça na noite de terça-feira, 24, durante a abordagem da PRF na rodovia Washington Luís (BR-040), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela permanece internada em estado grave, entubada e com quadro de saúde considerado gravíssimo no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital. Como medida preventiva, a Direção-Geral da PRF afastou os policiais envolvidos na ação de suas funções operacionais enquanto a investigação é conduzida. Lewandowski afirmou que tem se empenhado para garantir que as responsabilidades sejam devidamente apuradas.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img