Nesta semana a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) reforça o trabalho permanente de combate e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Como parte da estratégia do “Semanão Contra o Aedes”, nestas terça e quarta-feira, 24 e 25 de maio, as equipes da Vigilância Ambiental realizam uma força-tarefa para limpeza e recolhimento de pneus descartados de forma incorreta no município.
O objetivo é evitar o surgimento e destruir criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de promover a destinação sustentável do material recolhido. Mais de dez automóveis da SMS, dentre caminhões e caminhonetes, estão percorrendo Aparecida recolhendo pneus, principalmente em borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios.
A população também pode contribuir e solicitar o serviço pelo telefone 3545-4819, caso tenha alguma carcaça para ser recolhida. O coordenador interino de Vigilância Ambiental, Flávio Ned Alves alerta que o descarte incorreto de pneus é um grave problema ambiental.
“O descarte incorreto desse material é um grave problema ambiental. O pneu leva centenas de anos para se decompor e também pode armazenar água parada, ambiente ideal para a reprodução do Aedes Aegypti”, alerta o coordenador.
Por Crície Sampaio | Redação Papo Aberto