21.8 C
Goiânia
spot_img

Meta não confirma presença em audiência pela moderação de conteúdo

A audiência foi marcada após a AGU exigir explicações da Meta sobre alterações em seus mecanismos de checagem de fatos

Foto: reprodução

A Meta, empresa controladora de plataformas como Facebook e Instagram, não confirmou presença na audiência pública convocada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para esta quarta-feira, 22. O encontro, que ocorrerá das 14h às 18h, busca discutir novas diretrizes de moderação de conteúdo nas redes sociais.

Segundo informações repassadas à CNN pela assessoria da Meta no Brasil, a empresa não garantiu sua participação na reunião, que contará com 45 convidados, incluindo representantes de plataformas digitais, especialistas, agências de checagem de fatos, acadêmicos e organizações da sociedade civil.

A audiência foi marcada após a AGU exigir explicações da Meta sobre alterações em seus mecanismos de checagem de fatos, anunciadas pelo CEO Mark Zuckerberg no início deste mês. Em resposta à notificação extrajudicial, a Meta informou que o encerramento do Programa de Verificação de Fatos independente ocorrerá apenas nos Estados Unidos, onde será substituído pelas Notas da Comunidade, um recurso ainda em fase de testes.

Embora a empresa tenha assegurado que a mudança será avaliada antes de ser implementada em outros países, o governo brasileiro manifestou preocupação ao entender que as novas políticas de moderação e combate ao discurso de ódio já estariam em vigor no Brasil.

Com base nas informações levantadas na audiência pública, a AGU pretende definir os próximos passos para lidar com a Meta. Entre as opções em análise estão a continuidade das tratativas extrajudiciais ou a adoção de medidas legais contra a empresa.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img