Questionado sobre um possível contato direto com o republicano, Lula descartou essa possibilidade no momento
Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil responderá com “reciprocidade” caso os Estados Unidos imponham tarifas sobre produtos brasileiros. “É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples”, declarou.
Lula também defendeu o respeito à soberania dos países, afirmando que Donald Trump, eleito presidente norte-americano, deve focar em governar os Estados Unidos sem interferir nas decisões de outras nações. “Ele foi eleito para governar os Estados Unidos da América do Norte e os outros presidentes foram eleitos para governar os seus países. É isso, civilidade”, afirmou.
O petista ainda criticou algumas políticas adotadas por Trump em seu mandato anterior, como a saída dos EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando essas decisões como uma “regressão à civilização humana”. Questionado sobre um possível contato direto com o republicano, Lula descartou essa possibilidade no momento. “Eu quero respeitar os Estados Unidos e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso, se isso acontecer, está de bom tamanho”, concluiu.