A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o reajuste para os planos de saúde individuais e familiares na última quinta-feira,26. O reajuste foi aprovado em uma reunião virtual da ANS.
A nova base de cálculo é fundamentado na diferença das despesas assistenciais por beneficiário dos planos de saúde individuais de um ano para o outro. Assim, o índice de 2022 resulta da variação das despesas assistenciais ocorridas em 2021 em comparação com as despesas assistenciais de 2020.
Este aumento é o maior já aprovado pela agência reguladora nos últimos 22 anos. Em Goiás, há 1,2 milhões de beneficiários com planos de assistência médica e 775 mil com planos exclusivamente odontológicos. Ao todo são 49,1 milhões de beneficiários com planos de assistência médica no País, de acordo com dados referentes a março de 2022.
Os planos de saúde ficaram dois anos sem reajuste nas mensalidades em decorrência da pandemia de Covid-19. O novo índice foi estabelecido pelo Ministério da Economia e será publicado no Diário Oficial da União e poderá ser operado a partir do mês da contratação do plano.
Por Crície Sampaio | Redação Papo Aberto