Os dados apontam uma deterioração no sentimento econômico da população

Divulgada neste domingo, 6, uma pesquisa do Datafolha revelou que 55% dos brasileiros acreditam que a economia do país piorou nos últimos meses. O levantamento, realizado entre os dias 1º e 3 de abril em 172 municípios, ouviu 3.054 pessoas e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais.
Essa é a primeira vez, desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que a percepção negativa supera a metade da população. Em comparação com o levantamento anterior, feito em dezembro de 2023, o índice de insatisfação subiu 10 pontos. Já os que avaliam positivamente o cenário somam 21%, uma oscilação negativa de um ponto. Outros 23% consideram que nada mudou, enquanto 1% não soube responder.
O Datafolha também investigou as expectativas da população para os próximos meses. Para 36% dos entrevistados, a situação econômica tende a piorar, um aumento de oito pontos em relação ao levantamento anterior. Apenas 29% acreditam em melhora, enquanto 32% projetam estabilidade — número que se manteve relativamente estável.
Os dados apontam uma deterioração no sentimento econômico da população, com aumento no pessimismo e queda na confiança em relação ao futuro próximo, um desafio direto à narrativa otimista do governo federal.