28.8 C
Goiânia
spot_img

Deputado propõe mudar nome do Memorial da América Latina para homenagear papa Francisco

O centro cultural da zona oeste de São Paulo pode ter seu nome alterado em reconhecimento ao legado do papa Francisco, após projeto apresentado na Assembleia Legislativa

Foto: reprodução

Sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, no sábado, 26, o papa Francisco foi acompanhado por uma multidão de 150 mil pessoas em seu cortejo fúnebre. A repercussão global de sua morte motivou novas homenagens, incluindo uma iniciativa na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) propôs, no dia 21, a alteração do nome do Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, para Memorial da América Latina – Papa Francisco. Segundo ele, “ao atribuir o nome de papa Francisco ao Memorial da América Latina, o estado de São Paulo reconhece o profundo valor cultural, político e humanista de uma das figuras mais influentes do século XXI, cujos princípios se coadunam com os ideais de integração latino-americana, fraternidade entre os povos e valorização da diversidade cultural que inspiraram a criação da própria Fundação Memorial da América Latina”.

Caso a proposta avance, a Secretaria de Cultura será responsável por implementar a mudança no prazo de até 90 dias. Antes de ser votada no plenário, a matéria precisa ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se necessário, por uma comissão temática.

Para que a iniciativa seja aprovada, será exigido o apoio de pelo menos 48 deputados. Em seguida, caberá ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionar a nova lei.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img