16.8 C
Goiânia
spot_img

Lipe Gomes comemora inauguração do primeiro Centro de Castração PET público de Aparecida

Unidade integra o Programa PATA e marca avanço inédito nas políticas públicas de bem-estar animal da cidade

Foto: reprodução

O vereador por Aparecida de Goiânia, Lipe Gomes, celebrou nesta quinta-feira, 22, a inauguração do primeiro Centro de Castração PET público do município, uma conquista considerada histórica na proteção e cuidado com os animais. A cerimônia foi realizada no Setor Pontal Sul, e marca o início de um novo capítulo na política pública de manejo populacional e saúde animal da cidade.

Defensor ativo da pauta animal, Lipe realizou uma audiência pública em janeiro, em defesa dos direitos dos animais, onde foi discutida a construção de uma UPA veterinária. 

O vereador acompanhou todo o processo de implantação da unidade de castração, desde as primeiras discussões até a conclusão da obra. “Essa inauguração é um grande avanço para Aparecida e uma ação inédita realizada em tempo recorde! Como vereador, não tenho autonomia para construir, mas estive presente desde o início, cobrando, articulando e incentivando para que esse projeto saísse do papel”, destacou o parlamentar.

A nova unidade, com área de 534 m², faz parte do Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA), idealizado pela Prefeitura. O programa é voltado especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social, ONGs e protetores independentes, com atendimento gratuito a cães e gatos – machos e fêmeas – a partir de cinco meses de idade. Todos os animais passam por triagem, avaliação clínica e precisam estar cadastrados no sistema SINPatinhas.

O espaço conta com uma equipe multiprofissional, incluindo médico veterinário, cirurgião, anestesista, farmacêutico e auxiliares. Além das castrações, o programa prevê vacinação, microchipagem e ações educativas voltadas à guarda responsável.

O prefeito Leandro Vilela destacou que o Centro é um marco para Aparecida. “Estamos estruturando um programa moderno, sustentável e necessário. Isso só foi possível com o empenho da primeira-dama Lana Bezerra e da secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges.”

Para Lana Bezerra, o projeto garante dignidade aos animais. “Esse centro cuida com responsabilidade e reforça o compromisso da gestão com todas as formas de vida.”

Segundo a secretária Pollyana Borges, o PATA será mantido com recursos oriundos de multas ambientais e termos de compromisso com a Prefeitura. “É um investimento direto na saúde pública e na proteção animal, com base em critérios técnicos e na realidade do município.”

Aline Coelho

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img