A partir desta quinta-feira, 02, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em um novo formato. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento vai ficar “mais moderno” e cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não há necessidade de trocar imediatamente quem já tem o documento na versão anterior. Os motoristas devem receber a nova versão da CNH à medida que precisarem renovar o documento, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado.
O órgão informou ainda que suspendeu a impressão de CNHs no estado entre os dias 30 de maio e 1º de junho para realizar ajustes no sistema de gráficas e imprimir os documentos já no modelo novo.
A nova CNH conta com itens que garantem a segurança da originalidade do documento, como: “tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações”.
Por Crície Sampaio | Redação Papo Aberto