O objetivo da Agenda Socioambiental é propor políticas públicas para gestão urbana que contemple a arborização, proteção e recuperação de mananciais, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outros.
A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (Semma) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) lançaram na última sexta-feira, 10, no Viveiro Cerrado, a Agenda Socioambiental e criação do Conselho do Programa Cidades Verdes. A abertura do evento contou com apresentação do espetáculo “Bicho Homem”, da Cia de Teatro Cidade Livre, e coreografia da música “Planeta”, com alunas da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira, além de exposição de arte com temática ambiental das crianças do EMEI Retiro do Bosque.
O objetivo da Agenda Socioambiental é propor políticas públicas para gestão urbana que contemple a arborização, proteção e recuperação de mananciais, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outros. A agenda vai trabalhar quatro eixos no Viveiro Cerrado de Aparecida: desenvolvimento de soluções urbanas; gestão sustentável dos recursos naturais e seus resíduos; fortalecimento de iniciativas e soluções nos territórios e ampliação da participação popular.
“Quero ser o prefeito dos parques, das praças, e estimular a preservação do meio ambiente. Essa agenda ambiental lançada hoje, junto com órgãos parceiros, é mais uma demonstração de que estamos avançando. E o melhor de tudo é que esse projeto vai envolver a participação da comunidade, com plantio, recuperação de áreas e cuidado com o meio ambiente”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano, durante lançamento da Agenda Socioambiental.
A coordenadora do Meio Ambiente e Sustentabilidade do CREA-GO, Marcella Castro, que encabeçou a elaboração do projeto junto com a Secretaria de Meio Ambiente, apresentou a proposta da Agenda Socioambiental no evento. “A Agenda Socioambiental faz parte do Programa Cidades Verdes e através da agenda a gente espera traçar guias e metas para que o programa seja efetivado. O Objetivo é efetivar o desenvolvimento social, sustentável e urbano na cidade, e melhores condições de vida para a população”, pontuou.