A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando nesse período de estiagem a manutenção e limpeza de bocas de lobo. O serviço integra frente de infraestrutura viária e limpeza pública, sendo realizado regularmente para garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas seja levado para os ramais e galerias.
De acordo com o órgão municipal, foram limpas 1,8 mil unidades só neste ano. O trabalho é realizado diariamente com previsão de alcançar todos os bairros de Aparecida, com objetivo de manter a cidade limpa e evitar maiores prejuízos à população, principalmente, no período de chuvas.
As bocas de lobo são fundamentais para o perfeito funcionamento do escoamento das águas pluviais. Por isso é importante que os moradores contribuam para manter a cidade limpa. Em períodos de chuva, por exemplo, a presença de lixo, entulho ou qualquer outro objeto nesses canais, pode causar problemas, como alagamentos e proliferação de insetos”, explica o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.
Na esquina da Rua 39-E com o Anel Viário, no Residencial Garavelo Park, duas bocas de lobo estavam entupidas. A limpeza das unidades coletoras de água pluvial foi realizada na tarde desta quarta-feira, 13. “É um trabalho manual às vezes pesado, que demanda tempo, e muito cuidado. Dentro das bocas de lobo encontramos desde lixo doméstico, garrafas pets, sacos plásticos e entulho. Nesse local aqui, por exemplo, encontramos até pedaço de para-choque. E o nosso pedido é que a população não jogue lixo nas ruas”, contou o coordenador da equipe, José Paulo.
O diretor de Obras, engenheiro César Augusto, ressalta que para preservar as condições das vias públicas é preciso que a população colabore com a limpeza da cidade. “Lixo e entulho descartados em ruas e calçadas podem causar impactos ambientais e o entupimento das bocas de lobo, pois quando chove, a enxurrada leva todos os resíduos para dentro das galerias”.
Para completar, o secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Claudio Everson, afirma ainda que descarte irregular de qualquer resíduo sólido é um dos maiores problemas ambientais na cidade. “O poder público cumpre o seu papel que é o de fiscalizar, notificar e realizar a limpeza, mas é necessário que a população nos ajude com esse trabalho”.
Com informações Prefeitura de Aparecida