21.8 C
Goiânia
spot_img

Outubro Rosa: saúde de Aparecida realiza atividades educativas e mutirão especializado com mais de 350 atendimentos

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma

Foto: Claudivino Antunes (arquivo)

Para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de facilitar o acesso da população às consultas e exames necessários, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) adere à campanha Outubro Rosa, mobilização mundial de conscientização sobre o tema. Durante todo o mês, as unidades da rede da SMS estão promovendo atividades sobre a campanha, e neste sábado, 15 de outubro, será realizado um Mutirão no Centro de Especialidades Municipal (CEM), no Jardim Boa Esperança, ofertando mais de 350 consultas e exames com foco na saúde feminina.

O prefeito Vilmar Mariano conclama as mulheres do município a aproveitar a mobilização do Outubro Rosa para reforçar o auto cuidado e participar das atividades oferecidas: “Peço a todas, sobretudo àquelas que têm mais de 40 anos de idade ou que estão se sentindo adoentadas, para que vão às unidades da Saúde buscar orientações e atendimento médico. Não ignorem o risco do câncer de mama, que já tirou tantas vidas mas que pode ser curado, principalmente se descoberto logo no início. Cuidem-se, temos atendimentos gratuitos, de qualidade, e profissionais capacitados para cuidar do público feminino”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães reforça a importância do movimento Outubro Rosa: “Infelizmente, muitas mulheres, até mesmo por causa da correria da vida cotidiana e das inúmeras responsabilidades que elas carregam em casa e no trabalho, acabam ignorando os cuidados com si mesmas, o que pode agravar problemas de saúde e retardar a busca por atendimento médico. Na pandemia isso piorou porque, com o isolamento, a população buscou menos os serviços de saúde, desde os básicos até os especializados. Agora estamos fazendo mutirões para diminuir a demanda represada e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos”.

Dados preocupantes

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os números apontam que a doença também acomete os homens, embora mais raramente, representando 1% do total. Em 2022, a pasta estima que ocorrerão 66.280 casos novos no País. Dentre os vários tipos de câncer, o de mama é o que mais causa mortes femininas no Brasil e sua incidência e mortalidade tendem a crescer a partir dos 40 anos de idade.

Confira a programação do Outubro Rosa:

  • Ações educativas sobre o câncer de mama como palestras e caminhadas, dentre outras, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e outras unidades da rede da SMS ao longo de todo o mês de outubro;
  • 10 e 13/10: Capacitação sobre o câncer de mama para médicos e enfermeiros da Atenção Primária no auditório do Aparecidaprev;
  • 15/10: Mutirão de Especialidades no Centro Municipal de Especialidades (CEM) no Jardim Boa Esperança:
  • Todos os atendimentos do Mutirão já foram previamente agendados pela SMS.

No Mutirão serão realizados: 366 consultas com 12 médicos nas especialidades de ortopedia, cardiologia, neurologia, endocrinologia e urologia; Pequenas cirurgias; Ultrassons de mama e endovaginal; Consultas sobre DIU e vasectomia; Exames de citopatologia; Testes Rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); Solicitação de mamografias; Palestras sobre câncer de mama; Auricoloterapia.

  • 19/10: Caminhada/arrastão na região da UBS São Pedro para mobilizar a comunidade local sobre o tema.

Com informações Prefeitura de Aparecida

Crície Sampaio

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img