O parlamentar afirmou que seja apurado e identificado os responsáveis pelo ocorrido
O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, João Campos se manifestou sobre o ocorrido em Brasília no último domingo, 10. O parlamentar afirmou que seja apurado e identificado os responsáveis pelo ocorrido.
‘’Defendo manifestações livres e pacíficas, pois são inerentes ao exercício da democracia. Violência e vandalismo são excessos condenáveis. Os excessos verificados hoje em Brasília devem ser investigados com isenção para identificar e individualizar os responsáveis, os quais devem responder na forma da lei, evitando-se condenações coletivas generalizadas”, afirmou.
João Campos saiu em defesa do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB-DF), afastado pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes, após situação de caos em Brasília.
“Não concordo com o afastamento do Governador Ibanês por se tratar de medida desproporcional e impropria. Se o problema foi ineficiência na segurança pública, o afastamento do secretário e a designação de um interventor é suficiente. Discordo também da forma em que se deu o afastamento do Governador. Entendo que o afastamento de cidadão investido em cargo eletivo só pode ocorrer através de rito específico. Penso que, no caso, a decisão do ministro Alexandre de Moraes tem o propósito de passar um recado de intimidação para o mundo político pra evitar discordâncias públicas e impor um alinhamento. Quando manda bloquear, sob o argumento de defesa da democracia e das instituições, redes sociais de dezenas ou centenas de brasileiros, cidadãos de bem, que divergem da forma de pensar, que exercem a crítica, que questionam o Ministro faz exatamente o contrário, pois trata-se de uma estratégia para calar esses brasileiros, impedir que eles exerçam a livre manifestação do pensamento, isso é uma tentativa de implantar o pensamento único no país. Isso é antidemocrático, é totalitarismo.”