Os números são produzidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal e Polícia Federal, e são consolidados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da ONU para o tema.
Um levantamento feito pelo Subcomitê Federal para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes, apontou que, nos últimos 5 anos, 702.222 mil venezuelanos migraram para o Brasil. Em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro informou que “fugindo da ditadura socialista da Venezuela e aliada do PT, mais de 122 mil dos venezuelanos acolhidos já possuem residência temporária” no Brasil e que “51 mil deles são refugiados reconhecidos”.
O informativo mostra que as principais rotas de entrada e saída do país são a cidade de Pacaraima (RR) e cidades de São Paulo e Rio de Janeiro pelos aeroportos internacionais. Quando ao perfil da população migratória, a maioria é do sexo masculino e tem entre 30 e 59 anos.
Os números são produzidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal e Polícia Federal, e são consolidados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o tema. O Subcomitê é parte do Comitê Federal de Assistência Emergencial. O grupo monitora e consolida ações relacionadas à Operação Acolhida, política pública do Governo Federal para garantir a recepção humanitária daqueles que precisam sair do país vizinho.