Proposta é do vereador Romário Policarpo, presidente do Legislativo
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em votação definitiva, nesta quinta-feira (26), proposta do vereador Romário Policarpo (Patriota), presidente do Legislativo, que cria o Programa Abrace uma Ciclovia. O projeto prevê incentivar empresas privadas a construir ou manter ciclovias em toda a cidade, para incentivar o uso de bicicletas pelo goianiense.
“As ciclovias fazem parte da realidade nacional hoje no quesito mobilidade, mas Goiânia ainda carece de diversas ciclovias para facilitar hoje o trânsito e, obviamente, também para descongestionar essa quantidade enorme de veículos automotores que a gente tem”, ressalta Policarpo. O presidente da Câmara observa que melhorar a mobilidade é um dos desafios mais urgentes da capital.
Pelo projeto, que ainda precisa da sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), as empresas poderão “financiar a construção de novas ciclovias e ciclofaixas ou custear a manutenção permanente daquelas já existentes”. Em contrapartida, as empresas que adotarem uma ciclovia poderão, além de afixar publicidade nos espaços disponíveis ao longo do trajeto, explorar publicitariamente em veículos de comunicação a iniciativa.
As empresas também poderão, a partir de parceria estabelecida com o Executivo, implantar estações de apoio técnico aos ciclistas, como bicicletários ou espaços de reparos das bicicletas. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a capital tem 100 quilômetros de ciclovias. A proposta de Policarpo visa permitir que os novos recursos disponíveis para o programa de ciclofaixas sejam concentrados na ampliação da malha.
“Com a adoção, o responsável pode, por exemplo, cuidar da ciclovia e a prefeitura, se dedicar à construção de novos trechos”, afirma. “A ideia é que a gente possa, também, num curto espaço de tempo com esse novo projeto de lei, aumentar esse fluxo [de veículos não poluentes], através das ciclovias, destravando um pouco o trânsito da cidade”, conclui Policarpo. O parlamentar ressalta ainda que a iniciativa pode promover economia de recursos públicos na medida em que o município não terá custos para implantação das vias.