Ação busca evidenciar para a sociedade os efeitos danosos da alta carga tributária. Em
Goiás, a população já pagou mais de R$20,9 bilhões em impostos até o início de maio
Acontece no próximo dia 02 de junho a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI). A ação da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Goiânia tem o objetivo de conscientizar a população e o setor varejista sobre a alta carga tributária no país.
Na data, os lojistas participantes vão comercializar mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
De acordo com o painel do Impostômetro que fica no Centro Histórico da capital paulista. Somente em Goiás já foram pagos no mesmo período mais de R$ 20,9 bilhões em tributos. No Brasil, até o início do mês de maio, os valores ultrapassam 1 trilhão de reais em impostos.
Casa de carnes, quiosque de milkshake, óticas, lojas de colchões e móveis, restaurantes com alimentação saudável e shopping são alguns ramos de empresas que já confirmaram participação no DLI em Goiânia. Uma concessionária da capital vai vender uma moto sem impostos. Quem for sorteado poderá adquirir o veículo. Para aproveitar os valores com desconto, a orientação é que o cliente chegue cedo ao local das compras.
O presidente da CDL Jovem de Goiânia, Eberth Motta Júnior, explica que o DLI também é uma ocasião que deixa claro para o consumidor como a alta tributação afeta o poder de compra. “É um efeito cascata já que o imposto alto torna o produto mais caro, fazendo com que a população compre cada vez menos. Isso piora o desempenho das vendas no varejo que, por sua vez, investe menos na contratação de trabalhadores”, explica.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela CDL Jovem em 2003 e acontece anualmente em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. No último ano, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal, com a colaboração de mais de 15 mil varejistas.