Adultos com mais de 18 anos poderão trasportar um total de 2,5 gramas de drogas
Autoridades da Província de Colúmbia Britânica, na Costa Oeste do Canadá, anunciaram que vão descriminalizar a posse de cocaína em pequenas quantidades. A medida tem caráter provisório e vai valer inicialmente por três anos.
Segundo as autoridades da região, os adultos com mais de 18 anos poderão trasportar um total de 2,5 gramas de drogas como cocaína, opioides, metanfetamina e MDMA (ecstasy). “A posse de pequenas quantidades de várias drogas ilícitas, incluindo cocaína e opioides, como fentanil ou heroína, será temporariamente descriminalizada na Colúmbia Britânica”, disse o governo federal na última terça-feira (31).
A mudança vem seis anos após a Colúmbia Britânica ter declarado emergência de saúde pública em resposta ao aumento das mortes por overdose. Desde então, as mortes subiram dramaticamente. Cerca de 2.236 pessoas morreram de overdose em 2021 — um aumento de 125% em 2016, deacordo com o jornal americano The Washington Post.
As overdoses de drogas são a principal causa de morte de pessoas de 19 a 39 anos, de acordo com autoridades provinciais, e a crise levou a um declínio na expectativa de vida ao nascer para os homens nos últimos anos.
Por: Redação PA