O presidente Brasileiro fez seus discurso na segunda sessão plenária da Cúpula das Américas que acontece nos Estados Unidos.
Em discurso na segunda sessão plenária da IX Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira (10), que o Brasil é um dos países que mais preservam o meio ambiente. O chefe do Executivo brasileiro também falou em “ataque claro às liberdades individuais” e afirmou que o seu governo trabalha pela democracia.
“Somos um dos países que mais preservam o meio ambiente e suas florestas. Temos a matriz energética mais limpa e diversificada do mundo. Mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% do nosso território para a pecuária e agricultura, somos uma potência agrícola sustentável”, disse Bolsonaro.
No início da tarde da última quinta-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Los Angeles nos Estados Unidos. Um grupo de apoiadores de Bolsonaro o recepcionou na entrada do hotel onde ficou hospedado o líder brasileiro.
Ainda na quinta-feira, Bolsonaro foi recebido pelo presidente americano Joe Biden para um jantar. A conversa, que marcou o primeiro encontro dos dois presidentes, abriu a possibilidade de os Estados Uunidos financiarem a exploração, encapsulamento e exportação de gás natural do pré-sal para a Europa. Bolsonaro teria pedido que os EUA revejam as cotas para importação do aço brasileiro. As informações seriam uma confirmação de fontes diplomáticas de ambos os países.
Em suas falas finais no discurso de abertura do fórum, o democrata Joe Biden falou sobre diálogo e democracia. “Vamos trabalhar para construir o futuro que esta região merece. A democracia é o ingrediente essencial para o futuro. Nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo, mas em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito mútuo e diálogo”, disse.
Cúpula das Américas, o que é?
A Cúpula das Américas é uma reunião que ocorre em intervalos de três a quatro anos para reunir chefes de Estado e de governo e outras lideranças do continente americano. A 9ª edição do evento deveria ter sido realizada em 2021, mas foi adiada para 2022 em razão da pandemia.
A Cúpula das Américas teve sua primeira edição em Miami, em 1994, durante a gestão de Bill Clinton como presidente dos Estados Unidos, com o propósito de criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Desde então, já houve oito edições, que ocorreram periodicamente, para as quais são convidados 35 chefes de Estado.
Desde sua criação, a Cúpula tem servido como o processo de mais alto nível de cooperação numa economia cada vez mais competitiva, visando a promoção do crescimento e desenvolvimento, a melhoria da segurança regional e dos cidadãos e a promoção da democracia e dos direitos humanos. A cada reunião, um novo país americano recebe a Cúpula como anfitrião