Goiás confirmou no último dia, 09, os dois primeiros casos de varíola dos macacos no estado. Os pacientes, de 33 e 34 anos, são moradores de Aparecida de Goiânia. Os dois pacientes diagnosticados apresentam sintomas leves e permanecem em isolamento domiciliar.
Eles são monitorados por equipes de Vigilância em Saúde do município diariamente, assim como possíveis contatos. “Os pacientes já receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados”, afirma nota da SES.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são dois homens, de 33 e 34 anos, que estiveram num mesmo evento em São Paulo. Assim que apresentaram os primeiros sintomas, buscaram a rede privada de saúde, onde foram feitas coletas e as notificações as autoridades de saúde. O acompanhamento e tratamento é feito a distância e também com a coleta de materiais para exames. Não há previsão exata de quando o isolamento será encerrado.
O coordenador Médico da SMS, Murillo Castro, afirma que não há transmissão comunitária no município. Ele reforçou ainda que as unidades de saúde estão equipadas e os servidores capacitados para atender possíveis casos suspeitos. Os principais sintomas são febre, manchas ou feridas na pele e tosse.