Na última segunda-feira, 11, representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO) e dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de Goiânia e Aparecida foram fazer uma vistoria para verificar a conclusão das obras do Módulo de Respeito 2, na Penitenciária Odenir Guimarães (POG).
Conforme esclarece o promotor de Justiça Fernando Krebs, responsável atual pela 25ª Promotoria de Goiânia, com atribuição na execução penal, o acompanhamento das obras tem sido feito no âmbito de procedimento administrativo da promotoria. O Módulo de Respeito estabelece valores e regras sociais, convivência harmônica e pacífica, oferecendo ainda vagas de trabalho, formação profissional e educacional ao custodiado do sistema prisional. Os presos desse módulo pernoitam em celas separadas dos demais.
As adequações, que inicialmente iriam aumentar 120 postos de trabalho, foram concluídas com a oferta de 138 novas vagas. O custeio foi integralmente feito numa parceria com a iniciativa privada, por meio da empresa Sallo, que já possui instalação fabril na penitenciária. O valor total da obra foi de R$ 125 mil e a previsão de entrega é de 15 dias.
Ao final da visita o promotor também conheceu o projeto do Centro de Distribuição, que está sendo adequado para receber todos os remédios e comida enviados aos presos. Josimar Pires explica que a intenção é dar mais segurança para o procedimento de distribuição desses itens e diminuir o fluxo de pessoas na unidade.