24.8 C
Goiânia
spot_img

HCN realiza em Uruaçu mais uma captação de órgãos para transplante

O Hospital do Centro-Norte Goiano, HCN, realizou a segunda captação de órgãos para transplante em menos de 15 dias. Desta vez, foram aproveitados os rins e córneas de uma doadora de 44 anos que sofreu um acidente vascular cerebral, AVC. Após morte encefálica ser confirmada. A equipe da unidade de saúde entrou em contato com os familiares para discutir a possibilidade da doação.

Foto: Reprodução

 Na oportunidade, a família informou que, em vida, a doadora já havia manifestado o desejo de ser doadora de órgãos. Os órgãos captados foram enviados para Goiânia e atenderão pessoas que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes, SNT. O procedimento teve o apoio da equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado e da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Fubog.

Atualmente o Brasil tem aproximadamente 50 mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgãos. Desse total, 28 mil aguardam um rim e 19 mil esperam por uma córnea. Referência nesse tipo de procedimento, o Brasil é o segundo País do mundo em número de transplantes.

Crície Sampaio

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img