21.8 C
Goiânia
spot_img

Sinal 5G vai estar disponível em Goiânia a partir de 16 de agosto

Até a próxima terça-feira, 16, o sinal O sinal do 5G vai estar disponível em Goiânia. A informação foi repassada pelo presidente da Anatel e do grupo de implementação do 5G, o GAISPI, Moises Moreira.

Foto: Reprodução

Os testes na capital começaram a serem feitos na última terça-feira, 09. Para cumprir as exigências da Anatel, as operadoras de telefonia deverão instalar o mínimo de 57 antenas em Goiânia.

Por cada antena, as empresas devem pagar o valor de R$ 1.340 de TFI, que é a Taxa de Fiscalização da Instalação. As capitais têm recebido o chamado 5G “puro” (ou “standalone”), que confere maior estabilidade de conexão e menor tempo de resposta (a latência) aos comandos dados pelos usuários nos dispositivos de
acesso.

A conexão 5G oferece velocidade média de um Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Até o momento, a versão mais sofisticada da tecnologia chegou a cinco capitais: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No dia 16 de agosto, além de Goiânia, Curitiba e Salvador também vão receber o sinal da nova tecnologia.

Crície Sampaio

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img