Por conta do alerta, o Corpo de Bombeiros de Goiás passa a ter autorização para solicitar recursos para o combate ao fogo de forma mais rápida e eficaz
Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, oito cidades da Chapada dos Veadeiros estão em situação de emergência por conta de incêndios florestais no nordeste do estado.
O alerta ocorreu por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Por conta do alerta, o Corpo de Bombeiros de Goiás passa a ter autorização para solicitar recursos para o combate ao fogo de forma mais rápida e eficaz. A portaria foi publicada no DOU na última sexta-feira, 02.
Recursos
Com a portaria, Goiás fica apto a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações incluem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
A Coordenação da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros confirmou que a medida serve para promover ações de forma mais ágil, visando combater os incêndios. Entre elas estão compras diretas, sem necessidade de licitação, para as equipes entrarem em propriedade particulares para fazer resgate de pessoas ou bens materiais.