O parlamentar agora quer retribuir tudo o que a vida deu a ele, trabalhando para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade. Com 99,50% das urnas apuradas, o ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás obteve 25,45% dos votos, que significa um montante de 795.664
Wilder Morais, eleito senador pelo Partido Liberal (PL), tem 54 anos, foi criado na zona rural, no interior de Goiás, em um barraco de tapumes, sem água e a luz de lamparina. Wilder é o segundo em uma família de cinco filhos. Seu pai, Natalino Alberto, era lavrador, trabalhava com a terra.
Mudou para Taquaral-GO, aos 12 anos. Seu pai trabalhava fazendo bicos e sua mãe, dona Maria Angélica costurava para manter a família. Wilder começou a trabalhar capinando lote e limpando a horta dos fazendeiros. Mas ele sempre soube que queria ser engenheiro.
Aos 17 anos, foi sozinho para Goiânia, sem ter onde dormir e o que comer, para estudar. Segundo Wilder, foi graças ao crédito educativo, hoje FIES, que conseguiu se formar em engenharia e presentear sua mãe com uma casa.
“Foi graças ao crédito educativo, hoje FIES, que consegui me formar engenheiro, começar a trabalhar, criar a minha empresa, ter minha família e realizar o sonho de dar uma casa para minha mãe,” afirmou o senador
O parlamentar agora quer retribuir tudo o que a vida deu a ele, trabalhando para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade. “Eu acredito que a política é a forma de promover mudanças que perduram. Minhas contribuições como empresário, quando eu morrer, acabam. Na política, elas ficam para sempre.”
Wilder Morais foi eleito neste ano a senador por Goiás. Com 99,50% das urnas apuradas, o ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás obteve 25,45% dos votos, que significa um montante de 795.664. Nestas eleições de 2022, havia só uma vaga para o Senado. Atrás de Wilder, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu 19,08% e o deputado federal Delegado Waldir, 17,03%.
Wilder é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem apareceu ao lado durante boa parte de sua campanha na televisão.
Propostas
Gestão municipalista é o caminho para desenvolver o estado de Goiás por inteiro. Todos municípios enfrentam desafios, mas os de pequeno porte parecem esquecidos do mapa e são os que mais precisam de investimento para crescimento. Cada município tem seus problemas, mas também suas vocações. Com um bom diagnóstico é possível implantar ações efetivas em parceria com cada cidade e região.
Agronegócio e industrialização – Goiás precisa captar indústrias e investimentos em infraestrutura para cada vez mais ser, além de produtor de commodities, um estado com maior índice de industrialização de produtos. Transformar matérias-primas em bens de produção ou mercadorias pode fazer de Goiás um estado mais industrializado, com maior arrecadação de impostos, geração de emprego e renda, e com trabalhadores qualificados. O agronegócio precisa de investimentos para que nosso estado possa se modernizar e acompanhar as demandas de todo o mundo. Para que isso seja possível, necessitamos, entre outras coisas, preparar o Estado para: armazenamento da produção agropecuária, rodovias e ferrovias com condições de escoamento, equipamentos de última geração, captação de indústrias que transformem nossa produção, desenvolvimento tecnológico, recursos energéticos e aperfeiçoamento da mão de obra disponível.
Mulheres – Quando defendemos os direitos das mulheres, fazemos o bem para toda a sociedade. Elas querem mais segurança, respeito e desenvolvimento pessoal. Segundo Wilder, um senador que está comprometido com o desenvolvimento pessoal e financeiro das mulheres goianas pode captar recursos de áreas específicas para investir na capacitação de carreiras femininas.
– Criar Centros de Convivência para grandes áreas empreendedoras, como a região da 44 em Goiânia, por exemplo. Assim, nenhuma mãe precisará desistir de empreender porque não pode ficar longe de seus filhos. Eles estarão ali pertinho de suas mamães!
– Doação de livros universitários para as jovens estudantes do Ensino Superior;
– Cursos técnicos e profissionalizantes em áreas com alta rentabilidade;
– Criação do Banco de Projetos Delas – Uma plataforma digital para relacionamento de negócios entre investidores e empreendedoras.
– Centro de Capacitação Técnica para jovens mulheres, orientação para empreender com conhecimento pleno em administração de um pequeno negócio.
– Facilitar também a qualificação profissional para que o primeiro emprego possa ser uma oportunidade de escolha.
Entorno de Brasília – Segundo o parlamentar, a região do Entorno não pode mais ser esquecida. Precisamos oferecer respostas para problemas sérios dos cidadãos das cidades dessa região tão importantes para Goiás.
– O ProGoiás é a nova lei de incentivos fiscais e uma luta nossa! Essa lei fomenta o desenvolvimento de regiões mais carentes de atenção, como o Norte, Nordeste e Entorno do Distrito Federal.
– Criação da Universidade Federal do Entorno;
– Mais livros para estudantes do Ensino Superior;
– Cursos técnicos com alta capacidade inserção no mercado de trabalho;
– Mais ônibus escolares para atender os alunos das cidades do Entorno;
– Mais investimentos para a Saúde do cidadão;
– Tratamento especial para diabéticos que vivem no Entorno;
– Cuidados especiais para crianças com autismo;
– Liberação do porte de arma para o cidadão;
– Endurecimento de penas contra crimes hediondos;
– Criação do Sistema Único de dados para a Segurança Nacional;
– As cidades precisam de apoio para resolver o problema dos LIXÕES;
– Mais asfalto de qualidade para as cidades.
Educação: Universidade Federal de Porangatu; Universidade Federal do Entorno de Brasília; Cursos Técnicos profissionalizantes para jovens estudantes do Ensino Médio; Utilização dos espaços de ensino pelo Estado e Município através de convênios. Ex: Uma escola particular que não tem 100% de lotação, receber alunos do Estado ou Município por meio de convênio.
Mobilidade Urbana – Existem recursos do Governo Federal para otimizar a mobilidade urbana nas capitais. Wilder vai se dedicar a articular para articular esses recursos; promover estudos de viabilidade para beneficiar os comércios afetados pelo eixo Anhanguera.
Segurança – Criação do Sistema Único de dados; Independência dos estados para legislar de acordo com as especialidades de cada um (a exemplo dos estados de fronteira); Porte de arma para o cidadão; Criação da Polícia Nacional de Fronteira; Endurecimento de penas para crimes hediondos.
Infraestrutura, Saneamento, Habitação e Administração Pública Cidades pequenas: ajudar as prefeituras a resolver o problema dos lixões (a prefeitura é obrigada a resolver, mas sem incentivos não consegue, por ser caro demais).
Assistência Social – Wilder Morais (PL), propõe mudança na legislação para acelerar o recebimento de benefício para pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e pessoas com deficiência. Uma das normas mais acessadas pela população carente, a Lei de Assistência Social (Loas) precisa de adequações para ser inclusiva, afirmou o senador
Pacto Federativo – Modernizar o Brasil para que os municípios possam ter maior participação no orçamento. Além disso, dar autonomia financeira para que o prefeito possa estabelecer quais as principais demandas, ao contrário do que acontece hoje: a Constituição hoje vincula obrigatoriamente uma parcela das receitas a determinadas despesas
Centros de Convivência – Obter recursos federais, através de emendas e projetos, para conclusão de obras paradas, construção e equipamentos para creches. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o senador afirma que vai lutar para obter verbas para a manutenção.
Plano turístico para Entorno – Wilder Morais quer apresentar proposta legislativa para atender empreendedores que atuam no ramo turístico do Entorno do Distrito Federal. O candidato que mais destinou recursos para o Entorno do Distrito Federal deseja resgatar a história da região e também gerar emprego e riquezas para empreendedores e moradores das cidades goianas. Wilder Morais defende uma mudança radical na estruturação das políticas de turismo. Uma das propostas dele é a consolidação de um plano turístico para toda a região do Entorno – área rica em histórias coloniais e possibilidades de desenvolvimento do agro turismo.
Empreendedorismo – Wilder deve apresentar projetos de alteração em leis que estão ultrapassadas, destinar emendas para impulsionar linhas de crédito para determinados segmentos, custear a profissionalização de mão de obra especializada através das emendas parlamentares, não aprovar medidas que gerem mais impostos ou aumentem a burocracia para empreendedores. Essas são algumas formas de criar oportunidades de desburocratização e incentivos reais para os empreendedores goianos.
Fomento ao agronegócio – O foco é no desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia como um todo e linhas de crédito que impulsionem ainda mais o setor.
Energia sustentável – Tornar acessível o uso de placas fotovoltaicas – ainda dispendiosas para a maioria da população. A melhor forma é investir nas novas conquistas para o segmento da habitação, que ajudaria a jogar os valores das placas para baixo. Um dos fatores determinantes para a mudança de matriz energética diz respeito a incidência perene de luz solar no território do Brasil. Com as placas, o país passa a desenvolver uma estratégica fonte de energia alternativa ao mesmo tempo em que conserva a qualidade do meio ambiente.
Bolsonaro – O único candidato ao Senado em Goiás com apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro. Wilder foi convidado por Bolsonaro para representar o partido no Senado Federal. Segundo o senador, ele vai trabalhar por um Brasil livre e próspero para todos os brasileiros. Somos conservadores, cristãos, de caráter firme e estamos na política por vocação e para servir. Defendemos a família contra as intervenções ideológicas e somos contra a ideologia de gênero nas escolas. Somos Deus, Pátria, Família e Liberdade!