Ao questionar Lula sobre o Mensalão, Petrolão e outros escândalos de corrupção em seus governos. Lula não soube administrar o seu tempo, perdeu preciosos minutos tentando fazer chacota com o presidente e não respondeu efetivamente as perguntas
O debate realizado na noite do último domingo, 16, nos estúdios da TV Band, em parceria com Folha, Uol e TV Cultura, deixou claro que o presidente Jair Bolsonaro venceu o debate, o primeiro do segundo turno, segundo especialistas de todo o Brasil.
Durante o debate, Bolsonaro tirou Lula da zona de conforto e acabou por se mostrar mais preparado. O presidente começou a desestabilizar Lula nos bastidores do debate ao convidar para acompanhá-lo aos estúdios da Band o ex-juiz, ex-ministro e senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro e o ex-procurador da República e deputado federal eleito, também pelo Paraná, Deltan Dallagnol.
Ambos responsáveis pelas condenações do ex-presidiário descondenado Lula na famosa operação lava-jato. A presença de Moro e de Dallangnol mexeu com o emocional de Lula, isso foi comprovado pelo péssimo desempenho e descontrole durante o debate.
Ao questionar Lula sobre o Mensalão, Petrolão e outros escândalos de corrupção em seus governos. Lula não soube administrar o seu tempo, perdeu preciosos minutos tentando fazer chacota com o presidente e não respondeu efetivamente as perguntas.
Ao final do debate, Lula errou ao deixar Bolsonaro com sete minutos sobrando no debate para destacar a roubalheira do PT e pode destacar suas propostas para os eleitores brasileiros.
Foi neste momento que Bolsonaro lembrou que Gilmar Mendes, do STF disse que os governos do PT eram governos de cleptocracia, e ainda lembrou uma frase de Joaquim Barbosa, do STF, na sentença do mensalão, quando declarou que o único parlamentar que não recebeu dinheiro da propina petista foi o então deputado Jair Bolsonaro.
No encerramento, Jair Bolsonaro ainda fechou com chave de ouro quando disse que Lula errou feio ao não ficar em casa curtindo a vida. Bolsonaro afirmou para Lula não querer voltar à cena do crime. Terminou o debate dizendo “toma vergonha em tua cara, Lula”.