O horário de verão existe no Brasil desde 1930. Foi criado no governo de Getúlio Vargas, mas só passou a ser adotado todos os anos a partir de 1985, com o objetivo de aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou na última segunda-feira, 07, uma enquete sobre a volta do horário de verão. No post, Lula convidou os seguidores a responderem o “O que acham da volta do horário de verão”. “Governo que consulta a população”, escreveu.
A pesquisa ficará disponível por 24 horas e teve mais de 54 mil compartilhamentos e 38 mil comentários até a última atualização desta matéria. Se depender dos seguidores de Lula na rede social, os brasileiros vão adiantar os relógios em 2023: mais de 67% aprovam o retorno da medida.
O assunto horário de verão também voltou a aparecer entre as pesquisas do Google, com pico de buscas no último domingo, 06. O horário de verão existe no Brasil desde 1930. Foi criado no governo de Getúlio Vargas, mas só passou a ser adotado todos os anos a partir de 1985, com o objetivo de aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia.
O ex-presidente Michel Temer estudava suspender a medida, mas foi o presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que anulou o adiantamento dos relógios, com o argumento de que o setor elétrico não tinha mais resultados com a mudança devido ao novo padrão de consumo de energia e avanços tecnológicos.