“”Supremo é o povo”, bradaram os manifestantes
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram recebidos a vaias na cidade americana de Nova York. Brasileiros inconformados com os desmandos e arbitrariedades da Corte, principalmente no que diz respeito à atuação monocrática de Alexandre de Moraes, se reuniram para dar protestar contra os ministros, neste domingo (13).
Nas ruas da cidade, nas proximidades do hotel ontem se hospedaram e até mesmo às porta de um restaurante, onde se encontrava Moraes, cidadãos fizeram questão de lembrar aos juízes que seus atos contra o povo brasileiro e em favor da quadrilha petista têm sido vistos pelo mundo.
Em imagens das redes sociais é possível acompanhar alguns trechos dos momentos em que os magistrados são alvos das críticas. Ao deixar o hotel, Gilmar Mendes foi recepcionado sob gritos de “bandido” e “vabagundo”. “O que é seu está guardado, seu bandido”, diz um dos manifestantes. Alexandre de Moraes, que é um dos magistrados mais criticados pelos manifestantes, não escapou do protesto, sendo chamado de “ladrão”.
Moraes também foi surpreendido por um homem e sua filha menor de idade, que foi empurrada por um dos seguranças do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos registros o homem diz que o juiz está “gastando o dinheiro do povo brasileiro” o que irrita Moraes e faz com que ele se levante e vá em direção ao homem e sua filha. O cidadão adverte que Alexandre não toque na moça, ele recua e retorna para sua mesa.
O ex-presidente Michel Temer também foi algo dos manifestantes que o chamaram de “ladrão”.
Os protestos seguiram até a manhã desta segunda-feira (14). Na entrada do Harvard Club, onde aconteceu o primeiro dia da Conferência Lide Brazil, a população deu continuidade à sua inconformidade com relação aos ministros da Suprema Corte brasileira. O jornalista, Allan dos Santos, que atualmente reside nos Estados Unidos em razão da perseguição que sofre diretamente de Alexandre de Moraes, esteve no local e mandou um recado para o povo do Brasil e para o Moraes. Veja imagens:
Temer, Moraes, Barroso e Mendes viajaram para os EUA com o objetivo de participar de um encontro de líderes e empresários para debater os temas liberdade e democracia. Outras figuras conhecidas como o ex-governador de São Paulo João Doria, e os ministros Ricardo Lewandowski e Cármem Lúcia também foram confirmados no evento.