Os parlamentares favoráveis à medida taxativa Bruno Peixoto (MDB) e Jeferson Rodrigues (Republicanos) foram alvo de vaias da população
Produtores rurais de diversas regiões do estado lotaram as galerias do Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás nesta quinta-feira (17). Contra a proposta da governadoria que visa a criação de mais impostos contra a categoria, os manifestantes dão segmento ao segundo dia de protestos consecutivos na Casa.
Os parlamentares favoráveis à medida taxativa foram alvo de vaias da população. Durante sua defesa do projeto, o deputado e líder no governo Bruno Peixoto (MDB) foi alvo das principais contestações vindas da galeria. Contra o povo, o deputado Jeferson Rodrigues também subiu à tribuna durante o pequeno expediente, mas se esquivou da fala exibindo apenas um vídeo em defesa da taxação da produção agrícola.
O projeto
O projeto de lei é de autoria da Governadoria do Estado e está protocolado na Casa de Leis Estadual sob o nº 10803/22. A matéria recebeu parecer favorável do relator deputado Wilde Cambão (PSD) e recebeu a opinião contrária dos parlamentares que integram o bloco de oposição ao governo. A justificativa da proposta que cria nova cobrança do setor agrícola seria compensação na suposta perda de arrecadação gerada pela redução do ICMS.
Deputados contrários ao PL têm defendido os interesses do agronegócio enquanto principal fonte de renda do estado. Uma nova taxa, argumentam, seria condenar o setor produtivo e ter como consequência o encarecimento de produtos e serviços.