20.8 C
Goiânia
spot_img

‘Vai cair a Bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência’, diz Lula ao defender furar o teto de gastos

O petista participava de conversa com movimentos sociais quando afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e que quando se fala em “responsabilidade social” o mercado reage negativamente: “Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar? Paciência

Foto: Reprodução

Durante o encontro com ONGs nesta quinta-feira, 17, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu furar o teto de gastos como uma “responsabilidade social”, para conseguir financiar programas sociais.

Na COP27, conferência do clima da ONU que ocorre em Sharm el-Sheikh, no Egito, ele participou nesta manhã de uma reunião com a sociedade civil brasileira. Lula voltou a fazer declarações contra a responsabilidade fiscal e o teto de gastos. O petista participava de conversa com movimentos sociais quando afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e que quando se fala em “responsabilidade social” o mercado reage negativamente: “Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar? Paciência. O dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta do especuladores que vivem especulando todo santo dia”. 

“Nós temos que cumprir meta de inflação, sim. Mas nós temos que ter meta de crescimento. Nós temos que ter algum compromisso de crescimento, de geração de emprego, se não, como você vai fazer para que a riqueza seja distribuída? Nós temos que garantir que vamos aumentar o salário mínimo acima da inflação”, discursou em uma sala de convenções que ficou lotada com representantes de ONGs.

Lula também falou sobre as mudanças climáticas e pobreza. “A luta contra o aquecimento global é indissociável da luta contra a pobreza e a desigualdade”. Ele também prometeu zerar o desmatamento e a degradação de biomas. “Não há segurança climática para o mundo sem uma Amazônia protegida. Não mediremos esforços para zerar o desmatamento e a degradação de nossos biomas até 2030, da mesma forma que mais de 130 países se comprometeram ao assinar a Declaração de Líderes de Glasgow sobre Florestas”, finalizou.

Redação Papo Aberto

spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img