Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a variante foi encontrada em 27 pacientes. Nenhum deles precisou de internação hospitalar
O estado de Goiás identificou os primeiros casos de infecção por Covid-19 relacionados à BQ.1, subvariante da cepa Ômicron. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a variante foi encontrada em 27 pacientes. Nenhum deles precisou de internação hospitalar. Os diagnósticos são oriundos de nove municípios.
A circulação da subvariante no estado foi descoberta após sequenciamento genético feito pelo projeto de pesquisas da Fundação de Amparo à Pesquisas de Goiás (Fapeg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen.
O Ministério da Saúde destaca que não há dados epidemiológicos que indiquem um aumento na gravidade da doença por essa sublinhagem.
A sublinhagem BQ.1 foi encontrada em pacientes de nove municípios:
- Goiânia;
- Senador Canedo;
- Valparaíso de Goiás;
- Alexânia;
- Anápolis;
- Caldas Novas;
- Jaraguá;
- Mineiros.
A SES-GO reforça para população a importância do uso de máscara facial, principalmente as pessoas com fatores de risco para Covid-19, em especial, imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. A proteção também é indicada para as pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença, pessoas em situações de maior risco de infecção, como locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e com serviços de saúde.