A medida foi divulgada por Castillo em uma transmissão feita pela televisão. Durante a fala, ele também informou que uma nova Constituição deverá ser redigida em um prazo máximo de nove meses

Nesta quarta-feira, 07, o presidente esquerdista do Peru, Pedro Castillo, a dissolução do Congresso. O mandatário, no poder desde julho de 2021, sofreu com múltiplos pedidos de impeachment, o que aumentou a instabilidade política local.
A medida foi divulgada por Castillo em uma transmissão feita pela televisão. Durante a fala, ele também informou que uma nova Constituição deverá ser redigida em um prazo máximo de nove meses.
“Foram emitidas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência; convocar um novo Congresso com poderes constituintes o mais rápido possível para redigir uma nova Constituição em um prazo não superior a nove meses”, declarou o presidente.
O anúncio do presidente veio horas antes da sessão em que o pedido de destituição mais recente seria votado, cravando a primeira etapa necessária para início de um novo processo formal de inocupação.