General deixará “mensagem institucional de final de ano” aos brasileiros
O presidente em exercício e senador eleito, general Hamilton Mourão, anunciou que fará um pronunciamento de fim de ano neste sábado (31), no lugar do presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou para os Estados Unidos.
O comunicado terá sete minutos e irá ao ar às 20h em cadeia nacional de rádio e televisão. Nas palavras do militar, trata-se de uma “mensagem institucional de final de ano” direcionada aos brasileiros.
Tradicionalmente, as felicitações são realizadas pelo presidente, no entanto, Bolsonaro embarcou com destino a Orlando (EUA) em um Airbus A319 da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta (30). O chefe do Executivo passará um período sabático e prometeu “voltar em breve”.
Antes de viajar, ele transmitiu uma live nas redes sociais fazendo um balanço de seu governo. Nela, Bolsonaro destacou ter feito o possível pela reeleição, criticou os nomes indicados para o ministério de Lula e afirmou ter sido alvo de perseguição da imprensa e do Judiciário ao longo de seus quatro anos de mandato.
Na ausência de Bolsonaro, quem assume a Presidência é o vice, Mourão, mas o general segue reafirmando que não cumprirá a função de passar a faixa presidencial para Lula na posse do próximo domingo (1°).
– Essa questão da faixa é um gesto simbólico do Presidente da República que sai para o que entra. Não sou o presidente eleito. Se o Bolsonaro tivesse renunciado aí sim seria minha responsabilidade – disse, em entrevista ao portal UOL.
Portal Pleno News.