A maioria dos parlamentares viajou na sexta-feira a fim de cumprir agenda oficial e aproveitou para prolongar a estadia durante o fim de semana
Ao menos cinco ministros do presidente Lula (PT), utilizaram aviões oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a seus estados de origem durante os primeiros fins de semana do governo.
Dados divulgados pela Aeronáutica mostram que os ministros usaram as aeronaves oficiais tanto para ir a suas cidades natais, quanto para voltar a Brasília. A maioria dos parlamentares viajou na sexta-feira a fim de cumprir agenda oficial e aproveitou para prolongar a estadia durante o fim de semana, retornando de FAB à capital federal apenas no domingo ou na segunda-feira.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi ao Rio de Janeiro em avião da FAB nos dois primeiros fins de semana após ser nomeada por Lula. Na sexta-feira, 06, Nísia decolou às 17h10 para o Rio de Janeiro. Na cidade, teve apenas uma agenda no sábado, 07: um encontro com Mario Moreira, presidente em exercício da Fiocruz, cargo ocupado por ela antes de virar ministra.
Mesmo sem compromisso oficial no domingo, 08, Nísia retornou a Brasília somente na segunda-feira, 09. Segundo os assessores da ministra, ela não voltou no domingo por conta das manifestações que ocorreram em Brasília. As informações são do Portal Metrópoles.
Já a ministra da cultura, Margareth Menezes, usou o avião da FAB para ir e voltar de Salvador no primeiro fim de semana como ministra. Ela também viajou na sexta e só retornou na segunda.
A assessoria de Margareth declarou que ela viajou para participar da posse do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, na sexta-feira, 06, quando discursou. A assessoria admite que ela não teve agendas no sábado e no domingo em Salvador.