A votação em ambas as Casas é secreta
A Câmara e o Senado vão eleger nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, seus presidentes para os próximos dois anos. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição
A eleição marca a abertura do ano do Legislativo, com a posse dos parlamentares eleitos em outubro. Na Câmara, o atual mandatário, Arthur Lira (PP-AL), é o favorito e deve ser reeleito com facilidade. Ele conseguiu o apoio de partidos que vão da direita à esquerda, incluindo o Palácio do Planalto.
Já no Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tenta a reeleição com o apoio de Lula (PT), seu principal concorrente, o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN) ele conseguiu importantes apoios nos últimos dias e deve surpreender.
A votação em ambas as Casas é secreta. Na Câmara, os deputados vão votar também para escolher os ocupantes dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. Num primeiro momento, apenas o resultado do presidente é revelado.
Já os senadores votam apenas no novo presidente da Casa. A votação para os demais cargos da Mesa Diretora será feita apenas no dia seguinte.