Se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados
Segundo a Wikipedia, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), é o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República no assessoramento pessoal em assuntos militares e de segurança.
Imagens do ato de 8 de janeiro, divulgadas nessa manhã de quarta-feira, 19, mostram a ação do Ministro do GSI e de agentes que poderiam ter sido coniventes ou até mesmo facilitadores da ação dos manifestantes no Congresso, o que contraria a função do órgão e dever dos envolvidos.
Confira a Nota do GSI:
Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.
Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.