Ele diz que desde que se tornou deputado federal, vinha trabalhando esta situação junto a embaixada do Japão
O deputado federal Kim Kataguiri usou suas redes sociais para celebrar o fato de que o Japão irá isentar a exigência de visto aos brasileiros. Ele diz que desde que se tornou deputado federal, vinha trabalhando esta situação junto a embaixada do Japão.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou na última sexta-feira, 19, que avalia retirar a exigência de visto para brasileiros entrarem no país. Kishida reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Hiroshima, onde participam da cúpula do G7.
O Japão estuda iniciar “procedimentos para a introdução de isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, disse o governo japonês em comunicado emitido na sequência da reunião bilateral.
Segundo o Poder 360, hoje, japoneses não precisam de visto para entrarem no Brasil. Atendendo a um apelo do setor de turismo, a obrigatoriedade foi retirada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Além dos japoneses, o ex-chefe do Executivo liberou a entrada sem visto de norte-americanos, australianos e canadenses.
Em 3 de maio, porém, o atual governo publicou no Diário Oficial da União a retomada da exigência do visto de turista para esse grupo. A regra começa a valer em 1º de outubro de 2023.