20.8 C
Goiânia
spot_img

Zelensky desmascara Lula no Japão diante de líderes internacionais

Ele demonstrou ser um profissional da política internacional, ao contrário do presidente brasileiro, e não se submeteu à humilhação de ser encaixado em horários disponíveis, como se fosse subalterno recebido por um líder relutante

Foto: Reprodução

Os assessores de imprensa do governo petista estão vendendo a ideia de que Volodymyr Zelensky simplesmente não apareceu para uma conversa com Lula, que até se dispôs a abrir espaço na sua agenda apertada de líder mundial de extrema relevância, para receber o presidente ucraniano no Japão, durante o encontro do G7, informou o Metrópoles.

“Nós esperamos, e aí ficamos recebendo a informação que eles tinham atrasado”, disse Lula a jornalistas, depois de uma reunião do G7, em Hiroshima. “Enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã, e quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu, certamente teve outro compromisso, não pode vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”.

Ao ser questionado se ficou decepcionado por não ter a reunião com Lula, Zelensky ironizou: “Eu acho que Lula ficou decepcionado”.

Na verdade, Lula resistiu ao encontro com Zelensky porque nutre antipatia pessoal pelo presidente ucraniano e não conseguiria mais sustentar sua imagem de pacifista se confrontado diretamente por alguém que enfrenta a agressão russa. A incompatibilidade não foi de agenda, mas de posicionamento.

Segundo o Diário de São Paulo, ao recusar o encontro com o presidente brasileiro de forma contundente, Zelensky desmascarou Lula. Ele demonstrou ser um profissional da política internacional, ao contrário do presidente brasileiro, e não se submeteu à humilhação de ser encaixado em horários disponíveis, como se fosse subalterno recebido por um líder relutante. Isso evidenciou ainda mais para o mundo que o presidente brasileiro é um aliado de Vladimir Putin, apesar de seu discurso no G7 condenando a “violação da integridade territorial da Ucrânia”, que na verdade é um eufemismo para invasão.

Aline Coelho

spot_img
spot_img
spot_img
Últimas Notícias
Notícias relacionadas
spot_imgspot_img